segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ato declaratório permite envio da EFD-Reinf por código de acesso

📣📣📣

Foi determinado pelo ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COFIS Nº 42, DE 13 DE MAIO DE 2021, que o envio da EFD-Reinf via e-CAC, poderá ser feito por código de acesso para contribuintes MEI, ME/EPP optantes pelo Simples Nacional com até 1 (um) empregado.

Com isso será possível assinar e transmitir eventos da EFD-Reinf por meio de código de acesso ou Selo Cadastro Básico, gerado por meio de mecanismo de acesso digital único (Acesso Gov.br).
Os eventos transmitidos via webservice não poderão utilizar o código de acesso, estes permanecem com o uso por certificado digital. Essa liberação da transmissão por uso de código de acesso já era prevista no manual do MOS da EFD-Reinf, mas apenas seria liberada com a entrada da obrigatoriedade do Grupo 3.

É importante lembrar que, com a entrada do Grupo 3 na EFD-Reinf para a competência de Maio, na competência de Julho se iniciará a apresentação da DCTFWeb para este grupo.

Neste caso as ME/EPP e MEI enquadradas no Simples Nacional que tenham até 1 (um) empregado no período poderão utilizar também código de acesso.

Para as demais empresas permanece a necessidade de uso de certificado digital para assinatura, podendo ser da própria empresa ou de um procurador através de procuração da RFB.

Link para ler o Ato Declaratório na íntegra: https://bit.ly/3byIJcS

✍️ Por Carla Lidiane Müller Moritz, analista fiscal da SCI.

Fique à vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

As datas, informações e interpretações podem sofrer alterações, sempre consulte o seu contador e a legislação oficial atualizada.

👉 Faça parte da lista de transmissão WHATSAPP SCI e recebe nossas novidades. Clique aqui: https://bit.ly/340rb4f ou envie mensagem para 47 98801-2771.
 
👉 Siga o canal SOUSCI no TELEGRAM para receber nossas publicações. Baixe o telegram e clique aqui: https://t.me/SOUSCI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário