sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Série eSocial 2021 - Tema 17: Evento S-1210 no eSocial


🔔🔔🔔

O evento S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho na versão do eSocial Simplificado, passou a informar ao eSocial basicamente a Data de pagamento e o Valor líquido das remunerações dos recibos pagos dentro daquela referência.

📌 Todo pagamento informado neste evento deve ser previamente informado em um dos eventos de remuneração (S-1200, S-2299 ou S-2399). A ligação entre o evento de pagamento e o evento de remuneração se dá pelo campo: ideDmDev (demonstrativo de valores devidos ao trabalhador conforme definido em S-1200, S-2299 ou S-2399).

🟡 É informado um único evento S-1210 por competência no caso de pagamento de salário, adiantamento salarial, PLR, 13º salário, desligamento e etc. Sendo estes recibos identificados por distintos demonstrativos de pagamento que previamente foram informados nos eventos de remuneração.

⚠️ A partir da versão simplificada do eSocial o evento de PAGAMENTO (S-1210) PODE ser enviado, mesmo que o movimento esteja fechado. ATENÇÃO: O fechamento do eSocial (S-1299) NÃO depende mais do S-1210 e não existe mais a necessidade de reabrir o eSocial (S-1298) para incluir/retificar ou excluir o S-1210. ⚠️

🖋️ ORIENTAÇÃO: Caso haja alguma situação sistêmica, onde impossibilite o processamento do evento S-1210 (evento esteja RECUSADO) deixe para tratar essa situação APÓS conseguir fechar a parte da CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA no eSocial e transmitir a DCTFWeb, pois o S-1210 apura o IR, e o IR ainda não está sendo considerado pelo eSocial e nem pela DCTFWeb (previsão apenas para segundo semestre de 2022).

✍️ Por Jení Carla Fritzke Schülter - consultora e analista de negócios de departamento pessoal na SCI Sistemas Contábeis, e

✍️ Por Cleide de Souza - Analista da SCI Sistemas Contábeis

Fique à vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

As datas, informações e interpretações podem sofrer alterações, sempre consulte o seu contador e a legislação oficial atualizada.

📍 Conheça também a mentoria em eSocial e o curso DCTFWeb na Prática (gravado). Acesse: mentoria.contabilidadenatv.com.br

🤩 REDES SCI
👉 Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f
👉 Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI

#SouSCI #VemProFuturo #SCISistemasContábeis #eSocial #Grupo3 #S-1210 #Pagamentos #Orientação

Nenhum comentário:

Postar um comentário