segunda-feira, 7 de junho de 2021

Série eSocial 2021 - Tema 6: Grupo 3 - Classificação tributária do Simples Nacional

🔔🔔🔔

⚠️ É no evento S-1000 que é informada a classificação tributária da empresa. Essa informação influencia na apuração correta ou não das contribuições previdenciárias do empregador.

📢📢📢 Devemos nos atentar na informação correta da *Classificação tributária do Simples Nacional:*

↪️ *Classificação tributária 01 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída.*

DEVE ser informada quando a empresa é optante pelo Simples Nacional (anexo I, II, III, ou V) e não tem nenhum recolhimento de contribuição previdenciária patronal. Recolhe apenas o INSS retido dos segurados.

↪️ *Classificação tributária 02 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária não substituída.*

DEVE ser informada quando a empresa é optante pelo Simples Nacional (anexo IV) e tem o recolhimento de contribuição previdenciária patronal. Recolhe 20% patronal + RAT + INSS retido dos segurados.

↪️ *Classificação tributária 03 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída.*

DEVE ser informada quando a empresa é optante pelo Simples Nacional (anexo I, II, III, ou V em conjunto com anexo IV) e exerce atividade concomitantemente. Recolhe 20% patronal + RAT (percentual do faturamento) + INSS retido dos segurados.

Quando a classificação tributária é 03 é obrigatório a geração mensal do evento S-1280 com faturamento do simples concomitante.

📍 *Caso tenha informado a classificação tributária do Simples Nacional incorreta será necessário efetuar o procedimento abaixo para apuração correta da contribuição previdenciária:*

1️⃣  Retificar o S-1000 desde a referência que está com erro;
2️⃣  Reabrir o eSocial (S-1298);
3️⃣  Retificar os eventos de remuneração da referência em questão (S-1200 e S-2299 e S-2399);
4️⃣  Fechar novamente o eSocial (S-1299);
5️⃣  Conferir os novos totalizadores apurados.

Acompanhe esta série de mini posts que vão clarear o caminho das novidades que estão surgindo em 2021 quanto ao eSocial e tudo que o cerca.

✍️ Por Cleide de Souza - Analista da SCI Sistemas Contábeis

Fique à vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

As datas, informações e interpretações podem sofrer alterações, sempre consulte o seu contador e a legislação oficial atualizada.

📍 Conheça também a mentoria em eSocial do ATUA.DP. Acesse: mentoria.contabilidadenatv.com.br

👉 Faça parte da lista de transmissão WHATSAPP SCI e recebe nossas novidades. Clique aqui: https://bit.ly/340rb4f ou envie mensagem para 47 98801-2771.
 
👉 Siga o canal SOUSCI no TELEGRAM para receber nossas publicações. Baixe o telegram e clique aqui: https://t.me/SOUSCI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário