quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Simples Nacional: Como emitir a guia com data de 26/02

📣📣📣 

Conforme orientação recebida por meio do Fale Conosco do Simples Nacional para as empresas que ao emitirem a guia de Janeiro a data de vencimento estiver como 22/02 é necessário retificar a apuração do PA 01/2020 e gerar novo DAS.
Muitas empresas ficaram em dúvida do que fazer por conta da emissão da guia do DAS estar sendo gerada como 22/02 e não 26/02.

✳️ Relembrando o caso: a Resolução CGSN n° 157, de 28 de Janeiro de 2021 alterou a data de vencimento do Simples Nacional do PA Janeiro para o dia 26/02. O vencimento normal da guia seria para o dia 22/02.

✳️ Entendendo o problema: Como o Portal do Simples Nacional demorou alguns dias para ser atualizado algumas empresas que transmitiram suas declarações de Janeiro viram que a guia ainda estava sendo emitida como 22/02.

Atualmente ao gerar a transmissão a guia já sai com a data correta da prorrogação de 26/02.
Mas para quem transmitiu antes do ajuste no portal a data ainda não está ajustada. Devendo o contribuinte então proceder com a retificação do PA 01/2021 para alterar o valor da guia.
A opção de consolidar para outra data não vai funcionar nesse caso porque o portal vai acabar gerando multa no DAS.

ATENÇÃO

Os contribuintes que emitiram a guia com data de vencimento 22/02 e não quiserem ajustar a data para dia 26/02, podem manter a guia dessa forma. Essa orientação é apenas para os contribuintes que desejem pagar o Simples no dia 26/02 e estão com dificuldades de emitir a guia.

✍️ Por Carla Lidiane Müller Moritz, Analista Fiscal da SCI.

Fique à vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

As datas, informações e interpretações podem sofrer alterações, sempre consulte o seu contador e a legislação oficial atualizada.

👉 Faça parte da lista de transmissão WHATSAPP SCI e recebe nossas novidades: https://bit.ly/340rb4f
 
👉 Siga o canal SOUSCI no TELEGRAM para receber nossas publicações: https://t.me/SOUSCI

🦉 Acompanhe nosso site e siga-nos nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário