quinta-feira, 16 de maio de 2019

SCI reúne mais de 2000 usuários em lives sobre DCTFWeb

Transmissões online buscaram auxiliar os contadores com a nova obrigatoriedade


As empresas que fazem parte do grupo 2 do cronograma do eSocial e que faturaram acima de R$ 4,8 milhões em 2017 tiveram até ontem (15) para realizar a primeira transmissão da DCTFWeb à Receita Federal.

Conforme esperado, a proximidade do prazo final resultou em uma alta procura e filas de espera no suporte da SCI Sistemas Contábeis. Diretor de tecnologia e marketing da empresa, Elinton Marçal pediu a compreensão e parceria dos usuários nestas situações.

“A SCI sempre foi uma empresa conhecida pelo bom atendimento”, salienta. “Com a implementação do eSocial, passamos a ter problemas com filas de atendimento, e isso nos incomoda muito. Mais que dobramos nossa equipe de suporte, estamos expandindo nossa estrutura: tudo para melhor atender nossos usuários. Mas precisamos da cooperação e compreensão de todos para solucionarmos todos os problemas e dúvidas, afinal estamos todos no mesmo barco”. 

Foi justamente com o objetivo de melhor atender seus usuários e diminuir a quantidade de clientes que aguardavam atendimento que a SCI realizou lives educacionais gratuitas sobre a DCTFWeb em sua Área do Cliente. A estratégia apresentou resultado positivo, com mais de 2000 pessoas acompanhando os conteúdos em tempo real.

Analistas de negócios da SCI e especialistas no assunto, Jení Carla Fritzke Schulter e Carla Lidiane Müller foram as responsáveis por ministrar as transmissões, realizando explicações e sanando dúvidas dos usuários.

Para Jení, o encontro foi fundamental para preparar os contadores para a realidade. “A DCTFWeb é consequência do eSocial e da EFD-Reinf”, explica. “Então, quanto melhor for a gestão das informações dessas duas declarações, melhor será o resultado na transmissão da DCTFWeb”.

Segundo ela, o eSocial não pode ser visto como uma mera declaração, uma vez que envolve muitas mudanças - principalmente culturais. 

“Os clientes que já entenderam isso tem mais facilidade de se adequar”, prossegue. “Nosso intuito com essa live foi levar aos nossos clientes mais conhecimento sobre tudo que está por vir. Entendo que essa é a forma mais eficaz de prepará-los para os desafios do dia a dia”.

A ação foi bem recebida pelos usuários, que utilizaram as redes sociais para elogiar a iniciativa da SCI. “Não tenho palavras para agradecer a vocês, arrasaram!”, escreveu a contadora Thays Regina, da Factum Assessoria Contábil, de Curitiba-PR. “Não foi só um tira-dúvidas, mas um passo a passo dentro do eCac. Obrigada pela atenção e empatia com os seus clientes”.

Ao todo, foram respondidas 560 dúvidas durante as mais de dez horas de lives - que ocorreram na terça-feira (14) e quarta-feira (15). As respostas serão disponibilizadas para futuras consultas no FAQ SCI, dentro da Área do Cliente.

A DCTFWeb é a primeira etapa do eSocial para as empresas do grupo 2 que prevê multas por atraso ou não envio, conforme publicado na Instrução Normativa nº 1787, de 7 de fevereiro de 2018.

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