segunda-feira, 26 de junho de 2017

eSocial - Ambiente de produção restrita

A partir de hoje, 26/06/2017 até o dia 31/07/2017 as empresas de TI (Tecnologia da informação) tem à sua disposição o ambiente de produção restrita do eSocial.
A partir de 01/08/2017 estará disponível para toda e qualquer empresa do Brasil o ambiente de pré-produção do eSocial, com dados que não terão nenhuma validade jurídica, mas que sofrerão todas as validações existentes no manual e layout do eSocial, com exceção da qualificação cadastral.

O ambiente de produção entrará em funcionamento no dia 01/12/2017 para que as empresas com obrigatoriedade ao eSocial a partir de 01/01/2018 possam fazer sua carga inicial de tabelas, e é a partir desse momento que todas as informações terão validade e necessitam do tempo de guarda dos dados.

As empresas com obrigatoriedade ao eSocial a partir de 01/07/2018 podem utilizar todo o tempo até lá para fazer testes de envio, validação e retorno do eSocial no ambiente de pré-produção.

O ambiente de pré-produção não contempla consulta e nem download dos dados enviados, dessa forma é importantíssimo que seja guardado o protocolo recebido, pois é com ele que você poderá consultar o recibo de entrega, tendo ele sido processado com sucesso ou com erros. É somente através do recibo de entrega que se pode excluir um evento, retificar ou alterar.

Que fique claro à todos, que o ambiente de pré produção do eSocial não é um aplicativo ou um validador que os usuários terão acesso para inserir dados ou fazer upload de arquivos xml, ele é apenas um local nas "nuvens" que receberá e validará os eventos enviados pelos softwares das empresas desenvolvedores e retornará o protocolo e o recibo de entrega dos eventos recebidos.

Por que nesse momento o ambiente é restrito à empresas de TI?
Até o presente momento as empresas piloto tinham acesso à um ambiente de homologação (in loco no SERPRO) e isso era feito através de upload do XML físico para dentro da ferramenta criada especificamente para esta homologação.
Mas sabemos desde o primeiro manual do eSocial que o ambiente de produção não funcionará através de envio de xml físico e sim através de conexão via webservice, ou seja, o usuário do sistema de folha de pagamento pode nem visualizar o arquivo gerado e de forma alguma interfere no seu envio. Os softwares se comunicarão com o governo através da internet sem nenhuma ação dos usuários.

Sem falar nas centenas de empresas de TI que não participaram da homologação, e dentre estas a grande maioria, até agora, não tem ideia de como é a validação dos eventos do eSocial. 

Portanto, as empresas de TI tem um pouco mais de 1 mês, sim, serão 5 semanas para preparar os softwares para se conectarem via webservice aos endereços disponibilizados pelo eSocial e fazer toda a comunicação de envio e retorno dos eventos, protocolos e recibos de entrega. Imaginando aqui que eles já geram (com total exatidão) os 34 eventos possíveis de teste nesse momento.

Nós da SCI, participamos ativamente do período de homologação das empresas piloto dentro do SERPRO durante os meses de maio e junho/2017 e isso nos deu uma visão muito ampla do que iremos enfrentar a partir de agora no ambiente de pré-produção.

Durante o mês de julho iremos alocar toda a nossa atenção para o ambiente de transmissão do eSocial que será a ferramenta que fará a comunicação dos sistemas SCI Folha de Pagamento Visual PRACTICE e ÚNICO Folha com o eSocial.

Certa do entendimento e colaboração de todos, coloco-me à inteira disposição sobre o assunto.

*Jení Carla Fritzke Schülter - Analista de negócios na área contábil e consultora de folha de pagamento da SCI Sistemas Contábeis.

2 comentários:

  1. Pelo que entendi, será diferente ao e-social doméstica em que utilizamos o site, o envio para o e-social sera pelo sistema da sci, no meu caso seria direto pelo Visual Practice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não haverá ambiente de digitação, somente pelo sistema de folha SCI VISUAL PRACTICE ou ÚNICO folha.

      Excluir