quinta-feira, 20 de julho de 2017

A Folha de Pagamento Mudou!

Sim, estamos a poucos meses de dar início a um novo ciclo, a era digital da folha de pagamento. Isso se deve a chegada do eSocial.
Algo simples como o registro da CTPS ou as complexidades como o envio de informações mensais/anuais ao governo estão migrando para a plataforma on-line, deixando que a tecnologia tome conta dos trabalhos rotineiros e repetitivos, sem a necessidade de envio das mesmas informações e documentos a diferentes órgãos. Estamos prestes a ver o monitoramento dos dados de forma mais rigorosa, já que serão constantemente fiscalizados eletronicamente, o que tende a fazer com que a legislação seja cumprida.

eSocial é mudança de cultura
A Lei é a mesma, a mudança está na cultura. O método de trabalho agora terá que adotar de forma definitiva o uso de softwares e integrações para dar conta do recado, afinal são centenas de dados solicitados no cadastro e na vida de cada colaborador.

Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI Sistemas Contábeis, destaca que esta nova era vai além dos investimentos. "Se engana aquele que pensa que vai conseguir executar as informações do eSocial sem ser totalmente digital. A tecnologia está atingindo os mais diversos segmentos e é preciso estar preparado para encarar cada mudança e lucrar com ela".

Na SCI Sistemas Contábeis diversas inovações vem sendo estudadas e desenvolvidas para auxiliar desde o fluxo de informações do eSocial, entre a contabilidade e seus clientes, até a auditoria e transmissão dos eventos.

Tecnologia para produtividade no eSocial
A ferramenta web responsável pelo cadastramento e envio de informações dos clientes da contabilidade para o sistema de folha de pagamento da SCI é o RH NET Social. A tecnologia aplicada oferece facilidade de integração das informações com o eSocial de forma rápida e precisa.

O RH NET Social é totalmente voltado às empresas, que terão acesso a todas as informações das quais necessitam, sendo que as orientações de RH e a entrada de dados nos sistemas de folha de pagamento da SCI é o escritório contábil que administra. (saiba mais aqui - link site)

Outra necessidade detectada e atendida pela SCI é a validação das informações antes do envio ao eSocial. O novo módulo da folha de pagamento desenvolvido para este fim é o Auditor eSocial, ele valida as informações e faz o cruzamento de dados visando a total validação que o sistema do governo solicita ao receber os eventos, além de análises minuciosas em relação à legislação trabalhista vigente.

Esta poderosa ferramenta apresenta de antemão todos os cadastros da sua base de dados que contenham alguma inconformidade com o eSocial, portanto não permite que um evento seja gerado com erro. (saiba mais aqui - link site)

Já o ambiente de transmissão ao eSocial é a funcionalidade que fará toda a comunicação com o portal do eSocial, tanto o envio de eventos quanto o retorno dos protocolos e recibos de entrega. Neste ambiente o contador se certifica do envio e controla, de forma gerencial, todos os eventos enviados e recebidos com sucesso. Esta ferramenta da SCI contém toda a mensageria necessária e guardará de forma segura o protocolo e o recibo de entrega por tempo indeterminado.

Outros pontos positivos a serem levados em conta é a organização e agilidade que as ferramentas SCI oferecem, já que tudo funcionará de forma padronizada. Marçal ainda complementa que "a Internet é um meio de comunicação eficaz, o que gera velocidade nas movimentações exigidas e logicamente muito menos burocracia, pois todas as entregas serão 100% digitais”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário