sábado, 28 de fevereiro de 2015

Fórum de Precificação de Serviços Contábeis

SESCAP-PR promove primeiro Fórum de Precificação de Serviços Contábeis
Mais de 80 líderes do setor contábil de todo o Brasil se reuniram na noite desta quinta-feira (26) para participar da abertura do Fórum de Precificação de Serviços Contábeis, evento promovido pelo SESCAP-PR, com apoio da Fenacon. Pioneiro no Paraná, o Fórum está sendo realizado no Hotel Bourbon, em Curitiba, e contará com intensa programação de palestras sobre metodologias de precificação adotadas em diversos estados brasileiros.
Na foto acima o presidente do Sescon RJ - Lúcio Fernandes, presidente do Sescap PR - Mauro Kalinke, diretor de tecnologia e marketing da SCI - Elinton Marçal e o presidente da Fenacon - Mário Berti.

Marçal comentou sobre o evento: "Parabéns a Fenacon e em especial a equipe do Sescap PR que teve a brilhante ideia de fazer um evento sobre um tema tão importante e polêmico. Os empresários contábeis têm mais este grande desafio que é argumentar e valorizar os seus serviços para o mercado. As empresas contábeis como tradição, por mais de 50 anos vem cobrando de seus clientes honorários fixos e neste momento isso é impossível pelo grande volume de tarefas que implicam em estudos, investimento em tecnologia, consultoria em campo e como se não bastasse, riscos altíssimos de penalidades. Então o desfio que fica é tratar a concorrência desleal, pois todos nós sabemos que muitas empresa cobram valores abaixo de possibilidades viáveis. A classe contábil terá que desmistificar todos os serviços que eles prestam atualmente para que os clientes entendam e valorizem os contratos. O empresário tem que saber que existe uma grande gama de serviços e que valor de honorário questionável colocará a sua empresa em risco".
O coordenador da Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do SESCAP-PR (Copsec) e diretor regional do sindicato em Cascavel, Michel Vitor Lopes, deu boas-vindas aos participantes contando que a Comissão surgiu em 2010, justamente, com o propósito de debater e desenvolver uma metodologia de cobrança de honorários contábeis mais adequados. “É a primeira vez que temos um evento específico para discutir a formação de honorários, um dos temas mais importantes dentro das empresas contábeis. Precisamos disseminar esse conhecimento para colhermos os frutos dentro das nossas organizações”, disse Lopes. Já o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, enfatizou a necessidade de estabelecer parâmetros eficientes e aplicáveis aos honorários para o fortalecimento das empresas de serviços contábeis. “O Fórum é uma das ações da campanha Mais Valor, que integra as atividades programadas para 2015, eleito pelo SESCAP-PR como o Ano do Empresário Contábil”, explicou.

Profissional vitorioso

Com a palestra “O profissional vitorioso”, o consultor em qualidade e produtividade, Jairo Martins, abordou de maneira dinâmica e divertida a importância de enfrentar os desafios com otimismo. Desta forma, elencou principais vitórias: sobre a limitação, confronto, engano e escravidão.

Vídeo

A veiculação do vídeo institucional “Tempo” propôs uma reflexão inicial aos participantes sobre o valor das horas de trabalho. “Ele é o bem mais precioso do empresário do setor de serviços contábeis, que sustenta o desenvolvimento das organizações com sua habilidade de analisar, interpretar e aconselhar”, disse o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, fazendo referência à metodologia paranaense de precificação que, dentre outros itens, usa o tempo como fator para definição dos honorários contábeis.

Programação

Nesta sexta-feira (27), a programação do Fórum contemplará palestras de representantes dos SESCONs de São Paulo, do Rio Grande do Norte, do Pará, do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha, além do SESCAP-PR, que irão apresentar as metodologias que desenvolveram para o cálculo de honorários contábeis. Após a apresentação dos cases do SESCAP-PR e SESCONs, o engenheiro de produção e autor dos livros “Guia Prático de Formação de Preços” e “Gerência de Preços”, Roberto Assef, fará uma avaliação das metodologias apresentadas, apontando melhorias.

Participantes

Entre os participantes das cinco regiões e de 15 estados brasileiros, 18 presidentes de SESCAPs e SESCONs marcaram presença. Também prestigiou a abertura do Fórum, o vice-presidente da Fenacon - Região Sul, Moacir Carbonera.
A noite, no último dia do evento foi realizado uma grande confraternização na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (APCEF-PR), onde foi servido um porco no rolete a pururuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário