sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Ícone de inovação e tecnologia, SCI Sistemas Contábeis completa 29 anos repleta de realizações e grandes sonhos

Quando os irmãos Elinton e Everton Marçal se reuniram, em fevereiro de 1991, para traçar as estratégias de um novo negócio, certamente não imaginavam as proporções do que estava por vir. Nascia ali a SCI Sistemas Contábeis, uma das principais empresas de softwares contábeis do Brasil.
Os primeiros passos, porém, foram tímidos, com os irmãos realizando o processamento de dados para escritórios de contabilidade de Blumenau-SC que ainda não eram informatizados na época.

A comercialização dos softwares desenvolvidos para facilitar a rotina dos contadores só veio no ano seguinte, em 1992. Logo, os sistemas em DOS de folha de pagamento PRACTICE e contabilidade SUCESSOR passaram a integrar diversos escritórios contábeis da região e se tornaram referência no segmento.

Com o passar dos anos, novos sistemas e tecnologias foram desenvolvidos. A premiada Linha Visual - com os primeiros sistemas contábeis em Windows do país - se tornou a principal gama de produtos da SCI. Atualmente a Linha Visual já conta com cinco sistemas e doze tecnologias WEB, auxiliando diariamente milhares de empresas contábeis de todo o país.

As mudanças também são estruturais. Os quatro colaboradores iniciais - quase todos da família Marçal - se transformaram em mais de seiscentos, oriundos de todos os cantos do país. Além disso, a empresa conta com cerca de 50 parceiros de negócios, que levam a marca da SCI para 20 Estados brasileiros e Distrito Federal.

A pequena sala na residência da família Marçal ficou para trás e deu lugar a diversas salas por todo o Brasil. Entre elas, a matriz da empresa, sediada em Blumenau, que em 2019 passou a contar com outros 1000m² após uma expansão estrutural.

“São 29 anos de uma bela história, onde auxiliamos as empresas contábeis nessa importante tarefa que é ajudar os empresários brasileiros a alcançarem o sucesso, a realizarem seus sonhos”, comenta Everton Marçal, fundador e diretor administrativo da empresa. “É uma satisfação enorme fazer parte da história de tantas pessoas, mesmo que indiretamente”.
A vitoriosa trajetória da SCI contém diversos capítulos, cada qual com sua importância para a história. O destaque do momento é o Ambiente Contábil ÚNICO, o sistema contábil mais novo do Brasil, utilizado no processamento e gerenciamento de grandes bases de dados contábeis e tributários.

Os primeiros escritórios implementaram o uso do Único em 2010 - e desde então o número vem crescendo. com mais de 800 empresas contábeis fazendo uso do sistema. A grande maioria está localizada em São Paulo, onde o sucesso da plataforma de trabalho contábil se tornou incontestável. Agora o Único também atende as maiores empresas do segmento contábil de Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

“Nosso propósito sempre foi facilitar o funcionamento das empresas de contabilidade, isso nos levou a criar ferramentas simples de serem utilizadas e que ao mesmo tempo entregam de forma completa e segura a qualidade que os contadores procuram para prestarem seus serviços”, afirma Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI.

Sobre a trajetória, o empresário conta que “as coisas foram acontecendo” e a empresa “foi crescendo”.

“Sempre tivemos como premissa inovar e ajudar, por isso ouvir nossos clientes fez toda diferença”, comenta. “Eu, particularmente, me disponibilizo a ouvir todos eles. Se hoje somos quem somos, é porque tivemos coragem, fomos disruptivos e contamos com pessoas qualificadas e dedicadas em nossa equipe. E isso seguirá acontecendo”.

A SCI também foi pioneira ao firmar parcerias com instituições de ensino, onde os futuros contadores utilizam o SCI Educacional durante a graduação, o que permite que os estudantes de contabilidade tenham, dentro e fora da sala de aula, acesso ao uso dos softwares da SCI. Ou seja, é prática que aproxima o mundo acadêmico do mercado real.

O SCI Zero, pensado para quem está começando a empreender no setor contábil, alia preço a autonomia, pois trata-se de uma experiência de compra totalmente on-line para quem é autodidata, onde todo aprendizado acontece através dos vídeos da TV SCI.

Quando o assunto é disrupção, a SCI surpreendeu o mercado em outubro de 2018, quando lançou - juntamente a outras três desenvolvedoras de sistemas contábeis e à Omie, empresa de ERP - a OneFlow, uma joint venture que está revolucionando o mercado contábil com um sistema 100% WEB e totalmente autônomo. O software, inclusive, já está em funcionamento, atendendo empresas do Simples Nacional.

Com o SCI APP 3.0, lançado no final de 2019, a empresa voltou a revolucionar. Isso porque a gestor contábil acompanha e administra, diretamente pelo aplicativo, a sua empresa e as empresas de seus clientes. Já os clientes da empresa contábil tem autoatendimento 24h e os seus colaboradores tem acesso a informações como holerite, recibo de férias, comprovante de rendimentos e documentos em geral.

No mundo corporativo, muitas são as dúvidas. Na contabilidade, nem se fala. Mas uma coisa é certa: a SCI Sistemas Contábeis estará ali, sempre disposta a ouvir, aprender e, é claro, a ajudar as empresas contábeis a fazer o empreendedorismo acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário