segunda-feira, 25 de junho de 2018

FISCO DIGITAL só com apoio tecnológico!

O massacre das obrigações acessórias vem movimentando de forma enlouquecedora as empresas contábeis e de tecnologia que atuam neste segmento. Desde janeiro deste ano as empresas que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016 (Grupo 1 do eSocial) tiveram que começar a cumprir a legislação trabalhista via eSocial. 
Vale lembrar que estas são grandes empresas com estrutura financeira e administrativa para investir em todas as necessidades tecnológicas, de treinamento e de pessoal que a nova obrigação demandou. Mas o eSocial não veio só, pois desde 15 de junho as empresas do Grupo 1 vivenciam a jornada da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital), trata-se de um módulo complementar ao eSocial que visa centralizar a prestação de contas das informações trabalhistas e previdenciárias ao Fisco. 

A princípio este ciclo deve se fechar com a DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web) que entra em vigor no dia 1º de julho. A nova obrigação acessória prevê a declaração de tributos e contribuições através dos próprios eSocial e EFD-Reinf. É através da DCTFWeb que as empresas devem declarar os seus débitos com a Receita Federal.

Se para as grandes empresas estas novas obrigações geraram estresse imagine para as micros, pequenas e médias empresas que somam 99% de todas as empresas brasileiras. Espera-se um impacto brutal nas rotinas de atendimento das empresas de software, pois o que se percebe é que não houve um trabalho de base educacional tanto do governo para com as empresas contábeis quanto das empresas contábeis para com seus clientes. Faltou mídia, faltou orientação e tem muito empresário que nem imagina o que é o eSocial.

A parte de desenvolvimento tecnológico realmente está sendo gigantesca, porém as empresas de software estão dando conta e fazendo o papel do governo na divulgação para seus clientes, seja com palestras presenciais, eventos virtuais, ebooks, artigos, vídeos de treinamento, e-mail e posts.

Mas é fato que para atender a um fisco digital é necessário organização, mapeamento dos processos, comunicação, treinamento das equipes e clientes, e claro, muita tecnologia. A SCI Sistemas Contábeis está trabalhando intensamente para ajudar as empresas contábeis e seus clientes, por isso desenvolveu tecnologias intuitivas e diferenciadas para simplificar as novas obrigações e dar produtividade aos processos. 

A contabilidade mudou e vai continuar mudando! É preciso enxergar a importância de contar com apoio de uma empresa de tecnologia especialista neste segmento, que é 100% do Brasil e que está preparada para o agora e para o futuro. Acesse os canais da SCI Sistemas Contábeis e descubra as melhores soluções para transformar a sua contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário