quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Deduções, Retenções e Compensações

Com o início da obrigatoriedade da DCTFWeb muitos dos processos que eram praticados até então, mudaram, principalmente no que diz respeito às deduções, retenções e compensações de valores previdenciários.

Temos que ter muito cuidado e atenção nesta fase de transição, principalmente porque vamos lidar com dois tipos de orientações: débitos e créditos previdenciários anteriores e débitos e créditos previdenciários posteriores a DCTFWeb. Além de outras mudanças que temos que conhecer e entender.

Temos duas dicas para vocês:

💡 DCTFWeb: A transmissão da DCTFWeb deve ser feita antes de pensar no Pedido de Reembolso, Pedido de Restituição ou até antes da Declaração de Compensação. O débito declarado e apurado na DCTFWeb é a confissão de dívida, e a Declaração de Compensação (DComp), por exemplo, é a vinculação do crédito ao débito anteriormente declarado e confessado. Você nem conseguiria fazer uma DComp para a competência 10, sem que a DCTFWeb tenha sido transmitida. Então, o momento é de focar na transmissão da DCTFWeb. Faça todas as conferências no eSocial e na EFD-Reinf e faça as transmissões da DCTFWeb até o prazo estipulado para a competência 10/2021 que é até 12 de novembro de 2021, e na próxima semana, aí sim, faça os Per/DComp's.

💡 eBook gratuito: Estamos finalizando a elaboração do eBook sobre este tema, que terá todos os casos práticos de reembolso, retenções e compensações, mostrando o passo a passo, desde o levantamento dos valores até o preenchimento dos pedidos, seja no Per/DComp PDG ou no Per/DComp Web. Não faça na pressa, tenha certeza do que você está fazendo e transmitindo. O eBook será lançado no dia 12 de novembro e será gratuito.

📌 Lembre-se: tudo isso daqui a pouco vai virar rotina, vai ficar fácil, mas no momento de transição é sempre novidade e causa, na primeira impressão, que ficou mais difícil, que mudou pra pior, mas não é!

Gostou? 👍 Nos siga, curta, compartilhe!

por Jení Carla Fritzke Schulter

consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal Contabilidade na TV

🤩REDES

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f
👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI

#DP #AtuaDP #FolhadePagamento #eSocial #SouSCI #SCISistemasContábeis #DCTFWeb #JeníSchulter #Deduções #Compensações #Retenções #DComp #EFDReinf

Nenhum comentário:

Postar um comentário