sábado, 6 de janeiro de 2018

eSocial, 8 de janeiro

Surreal pensar que esse dia finalmente chegou!
O GRANDE DIA: a chegada da era digital da folha de pagamento!!!

Apesar de haver tantos contras, tantas promessas não cumpridas, tantas torcidas contrárias, tanto à ser implementado ainda, confesso que sempre acreditei que esse dia ia chegar.
Trabalhamos mais de 5 anos nesse projeto e por isso afirmamos: estamos preparados SIM!

Mas agora não é hora de se apavorar e muito menos atropelar os processos, há alguns cuidados que devem ser tomados e isso é muito sério.

O endereço webservice do ambiente de PRODUÇÃO foi liberado pelo governo no último dia 04/01/2018 e junto dele uma orientação que as empresas obrigadas em JANEIRO/2018 receberam:

“No período entre 08 de janeiro e 28 de fevereiro de 2018, o sistema do eSocial estará recebendo apenas as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de marco será possível o envio dos eventos não periódicos, até lá será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.

Cabe lembrar aos contribuintes que não há necessidade de envio de nenhum dado nos primeiros dias, a empresa pode fazer os eventuais acertos necessários em seus sistemas internos, bem como se utilizar do ambiente de produção restrita para seus testes, para só depois começar a enviar informações à Base Nacional. O Comitê Gestor do eSocial recomenda que durante o mês de janeiro/2018 os empregadores enviem pelo menos o evento S-1000, podendo postergar as demais informações de tabelas para o mês de fevereiro, se necessário.”

Além disso o governo já havia liberado essa mesma orientação no portal do eSocial e pediu para as empresas piloto (das quais a SCI faz parte) para que nossos clientes tenham cautela nos primeiros dias de eSocial.

Lembre-se: não há volta, não há exclusão, não tem como recomeçar e não há portal para consulta.

Diante disso, a SCI está com o sistema pronto para envio dos dados iniciais para o ambiente nacional de PRODUÇÃO do eSocial, mas orientamos nossos clientes à continuarem com as correções apontadas pelo AUDITOR eSocial e também fazer o envio dos dados para o ambiente de pré-produção, dessa forma haverá uma tranquilidade no que diz respeito à conexão ao ambiente webservice, a assinatura digital, a validação dos dados e a adaptação à nova ferramenta.

Tudo é muito novo para todos: Governo, SCI e vocês clientes, mas estamos aqui dispostos a ajudar quem estiver precisando e disponibilizamos um e-mail (esocial@sci10.com.br) e um serviço de consultoria para nossos clientes que estão obrigados a partir de JANEIRO/2018.

Não deixe de nos contactar, juntos seremos mais fortes!

Jeni Carla Fritzke Schülter
analista de negócios e consultora 

Elinton Marçal
diretor de tecnologia e marketing da SCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário