sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SCI disponibiliza atualização da EFD-Reinf

Recentemente foi prorrogada a obrigatoriedade de entrega da EFD-Reinf. Empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016 terão esta obrigatoriedade a partir de maio de 2018. Já aquelas com faturamento inferior a R$ 78 milhões estão com o prazo estendido até setembro do próximo ano.
A SCI Sistemas Contábeis inovou ao ficar sabendo desta nova regra e na última terça-feira (14) disponibilizou no fiscal SCI VISUAL Suprema, linha de softwares destinada à escrita fiscal, algumas novidades.

As atualizações destinadas a EFD-Reinf contam com uma tela exclusiva onde o cliente tem todo o acesso à apuração da escrita fiscal, facilitando a identificação dos eventos.

Carla Lidiane Müller, analista de negócios da SCI Sistemas Contábeis, adianta: “este novo recurso é muito prático, pois na própria tela você terá todas as informações gerenciais necessárias para efetuar a conferencia e transmissão da EFD-Reinf” explica.

Outra grande inovação é a aba de inconsistências. Este recurso permite que todas as possíveis inconformidades sejam apresentadas para o usuário, possibilitando que as correções sejam realizadas antes do envio do arquivo. Carla afirma ainda que “muitas vezes alguns erros passam despercebidos e são enviados para a Receita sem o devido ajuste. Porém, o Governo consegue identificar a inconsistência e se não estiver de acordo a empresa pode ser autuada”, explica.

Outra questão que foi analisada pela equipe de desenvolvimento do fiscal SCI VISUAL SUPREMA é a rejeição do arquivo XML. Mesmo com toda a validação interna realizada pelo sistema, ainda é possível que ocorram rejeições de alguns dados pelo webservice da EFD-Reinf, pois existem situações que não podem ser analisadas no sistema.

Quando os eventos da EFD-Reinf são rejeitados, o webservice retorna mensagens muito técnicas, o que dificulta o entendimento do usuário. Fábio Schülter, coordenador da fábrica de software da Linha VISUAL, explica como este recurso foi desenvolvido: “Os problemas que retornam do governo foram estudados e traduzidos de forma mais clara. Isto facilita a correção e orienta o usuário na hora de fazer as alterações dentro do sistema, fazendo com que o trabalho seja realizado de forma mais simplificada”, esclarece.

No vídeo a baixo é possível entender melhor como a EFD-Reinf vai funcionar na prática e como o fiscal SCI VISUAL SUPREMA vai facilitar na identificação de inconsistências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário