quarta-feira, 30 de maio de 2018

eSocial: SCI realiza debate com clientes

Nova rotina, novas obrigações e um novo sistema. Esta será a realidade para os médios, pequenos e microempresários a partir de julho, mês que marca a adesão deste grupo de empreendedores à primeira fase do eSocial. Ao todo, serão cerca de 20 milhões de pessoas físicas aderindo ao novo sistema da Receita Federal. Com a proximidade da data, levanta-se o seguinte questionamento: os contabilistas estão devidamente preparados para o eSocial?
Segundo relatos de profissionais da área contábil, a nova obrigação segue sendo uma incógnita. Seu funcionamento, suas funções e obrigações se tornaram preocupações rotineiras. Visando compreender estas necessidades a SCI Sistemas Contábeis promoveu um debate sobre o sistema do eSocial. O evento contou com a participação de trinta contabilistas e ocorreu na sede da empresa, em Blumenau.

O debate foi idealizado e coordenado por Jení Carla Fritzke Schülter, consultora da SCI e uma das maiores especialistas sobre o assunto no país. Jeni realizou o acompanhamento de 200 clientes do Grupo 1 na implantação das três primeiras fases do eSocial. Além disso, participa do grupo de trabalho eSocial da Fenacon desde o início de 2014 e, a partir de 2017, passou a participar ativamente do grupo de trabalho das empresas piloto junto ao Serpro e ao comitê Gestor do eSocial.

O encontro teve como objetivo realizar um levantamento sobre as maiores necessidades dos contabilistas, podendo assim incrementar os sistemas da SCI com ferramentas de maior qualidade. Além disso, foi uma oportunidade para que os profissionais tirassem dúvidas sobre os procedimentos da nova obrigação.

"Acompanhamos atualmente os clientes que ingressaram no Grupo 1 do eSocial em janeiro. Agora em julho entram os demais, cerca de 98% da nossa clientela", disse Jeni, que acompanha o programa desde os seus primórdios. "Realizamos esse debate com a finalidade de ouvir esses clientes que vão ingressar no Grupo 2, para sabermos o que eles estão fazendo, pensando, de que maneira estão vendo o eSocial e as adaptações que fizemos no sistema".

O eSocial já vêm sendo parte da rotina de empresas que faturam acima de R$ 78 milhões (por ano) desde janeiro. Como esta é uma realidade que foge à maioria das empresas contábeis, o sistema segue sendo uma incógnita para os mesmos, o que mostra a importância do debate e das eventuais melhorias nos sistemas SCI.

"Esse tipo de encontro é muito importante pois reúne diferentes profissionais que usam o mesmo sistema e tem as mesmas dificuldades", destacou o contabilista Jefferson Fabiano Teodoro, da Better Contabilidade, de Blumenau. "Fiz uma lista com muitas coisas que foram debatidas aqui e vou levar para o escritório para uma reflexão".

Segundo Jefferson, o papel do contabilista sofre alterações com o eSocial, aumentando a responsabilidade do profissional, que deve identificar as necessidades do que vai ser feito no sistema. "Temos que traduzir para o cliente o que ele precisa fazer, dar um direcionamento", refletiu. "Participei de diversos cursos e concordo quando dizem que é a maior mudança no departamento pessoal. Para funcionar vamos ter que mudar a cultura dos nossos clientes, assim como a nossa".
Para Jeni, o debate foi de suma importância e atendeu as expectativas, destacando quais ações devem ser realizadas para facilitar a vida dos clientes. "Precisamos disponibilizar material, deixar as coisas bem claras no sistema", concluiu. "Era o que imaginávamos, mas foi importante ter uma confirmação por parte dos nossos clientes, um feedback".

Jeni destaca que as maiores dificuldades encontradas por clientes do Grupo 1 estão na "adaptação das ferramentas desenvolvidas no sistema, na liberação de novas versões por parte do governo durante o processo de implantação, nas falhas de alguns processos do ambiente do eSocial e no entendimento do processo como um todo por ele ser online". A expectativa é que, com os clientes do Grupo 2, a situação seja semelhante ou pior, uma vez que não há qualificação dos usuários e o número de profissionais ingressando no sistema do governo é muito maior, podendo congestioná-lo.

"Dos que estavam no debate, somente 10% já fizeram algum envio de teste", destacou Jeni, mostrando preocupação com o baixo percentual. "Quanto antes se familiarizar com o sistema, melhor. Em julho serão muitas dúvidas, muitas pessoas ligando em busca de atendimento. Por isso é importante esclarecer tudo o mais rápido possível".
O primeiro passo para a implementação do eSocial nas empresas do Grupo 2 ocorre entre 16  de julho e 31 de agosto. Nesta etapa os contabilistas deverão cadastrar os dados referentes às empresas da qual prestam serviços, como cadastro dos empregadores e tabelas. O descumprimento das atividades pode reverter em penalizações.

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