quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Palestra bloco K Sescon Blumenau

Cerca de 60 empresários contábeis e profissionais de Blumenau e região participaram na manhã de terça-feira (25) do Café Contábil, um evento gratuito realizado pelo Sescon Blumenau e seus patrocinadores de gestão, que consiste em oferecer um café da manhã, seguido por um debate com convidados. 

Realizado no Hotel Plaza Hering Blumenau, o evento contou com duas palestras. A primeira foi ministrada pelo  presidente em exercício Nelson José Mohr sobre associativismo, benefícios de fazer parte e integrar uma entidade contábil, além de destacar as vantagens do Certificado Digital Sescon Blumenau. A segunda contou com o presidente licenciado Jefferson Pitz sobre Sped Fiscal - Bloco k. 

Após a abertura oficial feita por Mohr, os patrocinadores de gestão fizeram uso da palavra. Elinton Marçal apresentou a SCI Sistemas e os diferenciais de seus produtos e serviços, uma marca consolidada e atuante no meio contábil nacional. Em seguida, foi a vez de Ciro Crispim fundador da Center System explicar como a sua empresa pode agilizar e garantir segurança aos procedimentos virtuais que estão sendo implantados pelo fisco.
Marçal ainda destacou a especialização da SCI em tecnologias contábeis, muito importante para tudo que o Governo está exigindo, novos impostos e obrigações.

A diretora de comunicação e marketing do Sescon Blumenau, Solange Rejane Schroder, avaliou o evento como muito proveitoso e importante porque oportunizou interação e conhecimento entre os profissionais do segmento, além de atualizar os participantes sobre os benefícios e vantagens oferecidas pela entidade. 

Jefferson Pitz,  empresário contábil e palestrante principal do evento foi quem orientou os participantes sobre principais cuidados com o Bloco K.  

A partir de 1º de janeiro de 2016 inicia a obrigatoriedade da Escrituração Fiscal Digital - EFD do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque - Bloco K  que deverão ser entregues pelos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas. 

Jefferson enfatiza que os investimentos com recursos tecnológicos em softwares e capital humano serão os fatores essenciais para terem sucesso nesse novo processo e exigência do governo. "O inventário atualmente é exigido apenas uma vez por ano, agora com a exigência do Bloco K, as informações serão fornecidas pelas empresas ao fisco mensalmente. Isso demanda um bom investimento em TI e profissionais capacitados", destaca Pitz. 

O palestrante destacou que esta exigência por parte do Fisco, faz com que as empresas e organizações sejam obrigadas a entrega das informações do seu processo produtivo, o que motiva os envolvidos a rever todo o processo industrial, desde a montagem e confecção das fichas técnicas, logística, processos internos e externos (industrialização ou por terceiros), movimentação dos estoques (internos e externos), bem como, a revisão dos processos de descartes e destinados dos insumos não utilizados no processo produtivo.

O Fisco, segundo Pitz, somente está exigindo as informações pertinentes a movimentação dos insumos utilizados no processo produtivo, que reflitam nos estoques. Os demais processos serão alvos de futuras exigências. Não serão informados nos registros do Bloco K os grupos de insumos classificados como “uso e /ou consumo” e “ativo imobilizado”.

O papel do contador agora é o de auxiliar os empresários para estarem preparados nesse processo, já que o Fisco terá acesso à movimentação completa do estoque e fará cruzamento quantitativo dos  dados, conforme ressaltou o palestrante. 

"Um dos alertas que podemos fazer sobre o tema é para as empresas que ainda não estão preparadas podem sofrer  autuações fiscais com fundamento em inconsistências nas movimentações fiscais dos contribuintes", orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário