terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Reunião da Fecontesc em Fraiburgo SC

Vários assuntos de interesse da classe contábil foram debatidos no encontro da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), que reuniu lideranças de todo o Estado, no dia 28 de novembro no Hotel Renar, em Fraiburgo SC. No fórum sobre o Sistema de Administração Tributária (SAT), realizado à tarde, o gerente do S@T, Omar Roberto Afif Alemsan, e o auditor Edson Polonini informaram que a partir do início de 2015 os documentos eletrônicos autorizados pela SEF-SC (XML autorizado), assim como os documentos autorizados por outras unidades da Federação, ficarão disponíveis para download pelo requisitante, por um período de tempo determinado.
Na foto acima Gustavo Carioni e Julio Peralta da SCI com diretores da classe contábil de Santa Catarina. Presidente da Fecontesc Tadeu Oneda, Presidente do Sescon Grande Florianópolis Fernando Baldissera e o presidente do CRC SC Adilson Cordeiro. 

A SEF-SC irá disponibilizar um serviço (Web Service), com a funcionalidade de download desses documentos para um determinado CNPJ informado. O requisitante deverá ser identificado através do seu Certificado Digital, devendo também estar vinculado ao CNPJ informado.
Gustavo Carioni falou em nome da SCI, patrocinadora do evento, sobre o que a empresa está desenvolvendo e também futuro. Sobre o tema abordado com relação buscar as notas fiscais, Carioni informou as lideranças contábeis que a SCI tem tecnologia para buscar as notas sendo a única a fazer no momento.

Representantes da Fazenda falaram sobre o S@T

O auditor Edson Polonini adiantou ainda que o Estado não irá adotar a NFC-e (Modelo 65) e que vai massificar a partir do segundo semestre de 2015 o evento da Manifestação do Destinatário. Ele lembrou também que o EPEC tonou-se obrigatório a partir de 1º de novembro deste ano e que a NF-e (versão 3.10) será obrigatória em 1º de abril do próximo ano.

A plenária da Federação foi aberta com a presença do prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazollo, que revelou ter ligação direta com a categoria, já que é formado como técnico em Contabilidade. Ele agradeceu à Fecontesc por ter escolhido o município para sediar tão importante evento. A mesa foi composta pelos presidentes da Fecontesc, Tadeu Oneda, do Sindicont Videira, Cladi Vescovi, do CRCSC, Adilson Cordeiro, e do Sescon Santa Catarina, Eugênio Vizcenzi, representando os presidentes (também presentes) Fernando Baldissera (Sescon Grande Florianópolis) e Jefferson Pitz (Sescon Blumenau), bem como o deputado suplente eleito Fabrício de Oliveira.
Stand da SCI
Além  dos temas técnicos, o encontro foi marcado pela responsabilidade social, com a doação de mais de 1,1 mil brinquedos ao Centro Educacional Infantil Antônio Porto Burda, em Fraiburgo. Conforme a coordenadora pedagógica de Educação Infantil de Fraiburgo, a iniciativa irá fazer a diferença no Natal das 205 crianças de quatro meses a cinco anos atendidas, em tempo integral, pela instituição. “Se mais entidades, ou mesmo pessoas, seguissem esse exemplo, tenho certeza que o nosso país seria bem melhor”, afirmou.

Ela revelou que os brinquedos serão repassados na confraternização de final do ano do Centro, dia 28 de novembro, que também conta com a participação dos pais. Jogos educativos e livros ficarão na instituição e ajudarão no desenvolvimento das crianças. “Nunca recebemos uma doação nessa quantidade. Normalmente, os brinquedos e outros materiais são adquiridos por meio de rifas e brechós”, observou a diretora Odete de Domênico Santos.

Para a coordenadora do Projeto Ação Social Fecontesc, Rosemari Oneda, o sucesso de mais esta iniciativa na área da responsabilidade social só foi possível graças ao engajamento dos 22 Sindiconts que integram a Federação. “É incrível o comprometimento revelado por cada um dos Sindicatos e pelos profissionais da contabilidade de todas as regiões”, declarou.

Confira mais alguns assuntos abordados

- O chefe da Seção de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE-SC), Roberto Lodetti, ao falar sobre a Fiscalização Eletrônica que está começando a ser implementada pelo MTE no Estado, avisou que vai haver maior rigor na conferência do recolhimento do FGTS e também da contratação de jovens aprendizes. Mas não apenas isso: será intensificada a fiscalização visando a comprovação do pagamento da contribuição sindical. 

Presidente do Sindicont Blumenau
- Em nome dos três Sescons, o presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, convidou todos a participar do III Enescon/SC - Encontro dos Empresários da Contabilidade, que acontecerá dias 28 e 29 de janeiro, em Blumenau.

- O vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC, Mateus Hoffimann, falou sobre a fiscalização eletrônica do exercício da profissão que o Conselho Regional vai adotar a partir de 2015.

- Na Assembleia da Fecontesc, que reúne a diretoria da entidades e presidentes e diretores dos 22 Sindiconts existentes no Estado, foi discutido o andamento da reforma da sede da Federação, em Florianópolis, prestação de contas, apresentação e aprovação do orçamento da entidade para o próximo ano, contribuição sindical 2015 e escolha das cidades que irão sediar os próximos encontros.

Fonte: Fecontesc e Contabilidade na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário