quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Treinamento, o caminho do sucesso para as empresas contábeis!


As empresas contábeis estão sofrendo nos últimos anos uma metamorfose em seus negócios, trata-se de uma avalanche de mudanças na legislação somadas aos novos programas de governo nas 3 (três) esferas,  e ainda temos a falta de mão de obra qualificada que acaba causando um troca-troca de pessoal. Estes são apenas alguns dos desafios, pois os serviços do dia a dia continuam e os clientes não querem nem saber dos problemas, então o que fazer?
Logicamente que a solução para os departamentos contábeis não são tão simples como receitar somente treinamentos, mas acredito que ajuda e muito. Infelizmente vejo uma minoria preocupada em investir na qualificação de seu pessoal, tanto é verdade que não é difícil vermos cursos na área contábil sendo cancelados por falta de inscrições, sendo que estamos em meio de um furacão, realmente um absurdo.

As empresas contábeis precisam levar a questão do conhecimento a sério, pois a mão de obra está escassa e o que tem está muito mal qualificada. O mercado expandiu e o profissional contábil deve ter um perfil digital e aí que está a dificuldade, pois conhecimento em informática é extremamente técnico e complexo.

As empresas contábeis que querem se dar bem no mercado nos próximos anos precisam de profissionais contábeis altamente informados e aptos nas áreas de rh, fiscal e contábil; e, com um mínimo de esperteza em tecnologia, porém, ainda assim necessitarão de departamento interno de TI.

Já que o Governo não vai resolver esta parada mesmo, o empresário da contabilidade terá que valorizar muito os seus serviços, pois precisará investir maciçamente para se defender da desgovernança tecnológica e tributária impostas pelos Governos federal, estadual e municipal.

Vamos investir em tecnologia e conhecimento e boa sorte para todos nós!

* por Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI - www.sci10.com.br

Artigo publicado no Jornal do Comercio de RS, no Portal Contábil, no Contabilidade na TV e em dezenas de sites e blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário